• O Brasil se compromete com U$ 72 milhões em apoio ao período estratégico 2026–2030 da Gavi, reforçando seu papel como uma parte interessada na produção de vacinas e na saúde global

  • Essa promessa irá fortalecer o suprimento de vacinas contra a febre amarela (que é produzida no Brasil), protegerá a América Latina contra doenças infecciosas e ajudará na aceleração da cobertura de imunização na África

  • A contribuição brasileira realça a importância da cooperação Sul-Sul e da solidariedade global para proteger comunidades em todos os lugares contra doenças com risco de morte

Belém, Brasil, 6de novembro de 2025 – O Brasil anunciou uma promessa histórica de U$ 72 milhões para o período estratégico 2026–2030 da Gavi, a Aliança para Vacinas. O comprometimento reflete a liderança do Brasil na saúde global, sua dedicação em promover a cooperação Sul-Sul e em proteger comunidades por toda a América Latina e mais além.

A promessa brasileira, anunciada durante o Global Citizen Festival em Bélem, Brasil, pouco antes da COP30, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, demonstra a profundidade da cooperação global quando se trata do investimento em vacinas como forma de proteção à saúde, fortalecimento da segurança da saúde global e fomento à prosperidade. Além de contribuir com o objetivo da Gavi de proteger 500 milhões de crianças pelos próximos 5 anos, o comprometimento ajudará a garantir que recursos estejam disponíveis para proteger países vizinhos na América Latina e aumentará o estoque de vacinas contra a febre amarela, que são produzidas no país.

“A saúde é sempre a primeira afetada quando acontecem mudanças climáticas. Só estaremos seguros quando o mundo inteiro estiver protegido. Pessoas circulam e doenças circulam, é por isso que este esforço global visa proteger a todos. Vacinas salvam vidas,” disse o Dr Alexandre Padilha, Ministro da Saúde do Brasil.

“O comprometimento do Brasil é uma poderosa demonstração de solidariedade global e liderança,” disse Dr Sania Nishtar, CEO da Gavi, a Aliança para Vacinas. “Como um produtor de vacinas e um campeão da cooperação Sul-Sul, o apoio brasileiro irá ajudar a proteger milhões de crianças e famílias por toda a América Latina, na África e além.”

Esta última promessa nasce de uma cooperação anterior do Brasil com a Gavi através da iniciativa COVAX. Ela também representa um importante incentivo para o sexto perído estratégico de 5 anos da Gavi (Gavi 6.0), que se inicia em 2026. Seguindo uma reunião de cúpula bem sucedida em junho de 2025, que arrecadou mais de U$ 9 bilhões para o período de 2026–2030, a Gavi continua a negociar com os doadores com o objetivo de atingir sua meta de U$ 11.9 bilhões para o Gavi 6.0.


CONTATOS DE IMPRENSA

Meg Sharafudeen
+41 79 711 55 54
msharafudeen@gavi.org

Collins Weru Mwai
+25 078 783 66 38
cmwai@gavi.org


Leia em: Inglês | Francês


Compartilhar